Podemos dizer que o core é uma das partes do nosso corpo mais importantes para se fortalecer para qualquer tipo de atividade física. Ele está ligado à absorção e distribuição do impacto, garantindo a estabilização e segurança do nosso corpo. Nesse post Bruno Faria, educador físico fala da importância do fortalecimento do core para corredores e trás alguns exercícios que podem ser feitos para fortalecer essa região.
Então, consequentemente um corredor de rua tem que criar o hábito de também fortalecer o core de uma maneira específica. Temos que diferenciar primeiramente treino de abdômen e treino de core, pois não necessariamente são para a mesma musculatura. Existem alguns elementos que precisam ser analisados de uma maneira específica e isso faz toda diferença.
Antes de pensar no treino de core é preciso também avaliar se não há desvios posturais, pois vários corredores se lesionam por correrem de uma maneira desalinhada. Por isso, sempre recomendamos procurar um profissional capacitado para orientar de uma maneira adequada e segura esse tipo de treino, pois cada um tem um treino específico para sua necessidade.
O fortalecimento
Antes de se iniciar o fortalecimento do core, é necessário analisar qual o perfil do corredor e se vai percorrer distâncias curtas ou longas, para que ele seja específico para a sua necessidade.
Abaixo temos algumas dicas de exercícios de fortalecimento core para corredores, modo de execução e o detalhamento de cada um. Todos podem ser executados de 3 a 5 vezes por 45 segundos, com intervalo de 20 segundos entre as séries.
1) Prancha Abdominal
A prancha é um exercício estático e fundamental para trabalho de core, com a grande vantagem de atingir toda a musculatura abdominal, mais diretamente o reto abdominal e os sinergistas, sendo um exercício altamente funcional.
2) Abdominal Militar
Podemos dizer que o abdominal militar é um dos exercícios de core mais completos, pois trabalha a parte superior e inferior do abdômen. Além do que é um exercício multi-articular e também favorece a resistência muscular localizada.
3) Ponte (Elevação Pélvica )
Você sabia que o glúteo faz parte do complexo do core e ajuda também com a estabilização do movimento? A elevação pélvica é um exercício que tanto trabalha os glúteos como também o dos músculos para vertebrais e é fundamental para o fortalecimento do core.
4) Superman
Um exercício específico para a parte inferior das costas, infelizmente uma região meio esquecida pelos corredores e que quase ninguém fortalece.
5) Prancha com toque no Ombro
Esta é uma ótima variação de prancha, além de refinar o controle do core, gera muita instabilidade e isso fortalece mais o abdômen. Quando executar o movimento do toque do ombro, deixe o quadril estabilizado junto com o corpo lateral.
Essas são apenas algumas dicas de exercícios para fortalecimento do que você pode fazer, porém não se esqueça de que nesse caso, o acompanhamento de um profissional de educação física é essencial para bons resultados!
Conta pra gente aqui nos comentários se você faz esse tipo de fortalecimento! E se curtiu as dicas, tem mais posts como esse AQUI.