Você percebeu uma baixa de rendimento após ficar sem treinar por um longo período? Com toda certeza sim! Todo atleta já passou por isso, e foi pensando nesse tema que a psicóloga Larissa Kosoba, nossa colunista de hoje, fez essa matéria motivacional para vocês! Vamos para a leitura e tenho certeza que esse texto vai te ajudar.
Ao retornar à prática das atividades físicas é comum perceber a perda do rendimento, e geralmente sempre ouvimos as frases:
“Eu corria 5km em x minutos, agora não estou aguentando aquele ritmo”
ou
“Eu fazia supino com x quilos e hoje não consigo mais”
É natural ao nosso corpo perder parte do rendimento devido ao período sem treino, além claro, da perda de massa muscular que ocorre e é super normal. Mas, como lidar com a frustração de não conseguir realizar aquele treino que fazia sem tanta dificuldade?
Os sentimentos
Primeiramente, precisamos entender que lidar com a baixa de rendimento após ficar sem treinar pode gerar muitos sentimentos como raiva, desânimo e falta de motivação, por exemplo. Mas, é preciso aceitar o fato de que o corpo está num novo momento, e a única forma dele voltar a “render” como antes é com treino e principalmente paciência.
O simples fato de aceitar que existem coisas não dependem de nós mesmos, e que provavelmente você teve um motivo de força maior para parar de treinar por algum tempo, tem o poder de baixar o seu nível de estresse e diminuir a sensação de tempo perdido sem treino, e que pode te desanimar.
Um dica legal para te animar na retomada dos treinos é procurar atividades que te dê prazer em realizar, como um funcional, natação, bike, zumba. Inclusive, essas são atividades que melhoram seu rendimento cardiovascular e que te ajudam a se manter ativo, liberam endorfina e que você não precisa se cobrar por resultados, como no seu esporte principal.
Foco é a palavra chave!
Foque sempre no que precisa ser feito, como seguir treinando e se alimentar de forma correta. O resultado acontece com o tempo! Então, entenda também, que não precisamos ter controle de tudo o tempo todo, precisamos apenas ter constância! Ela é a chave para o sucesso quando se fala em resultados nos treinos.
Pense sempre que não é porque você está vivendo uma dificuldade nos treinos hoje que ela estará aí amanhã, e só depende de você mudar esse cenário e fazer acontecer!
Foque sempre no presente, tente não se importar tanto com os seus resultados anteriores e nem em quando vai chegar lá novamente. Inclusive, tenha a certeza que vai ser ainda melhor que antes, e se você já conseguiu uma vez, consegue novamente!
Foque nos treinos agora, foque no que você pode fazer agora, e tudo vai fluir, você vai ver!
Então agora conta pra gente, você já se frustrou alguma vez com a baixa do rendimento após ficar sem treinar? Como você lidou com isso? Você conseguiu retomar o seu condicionamento de antes?
Esperamos que esse texto tenha te motivado de alguma forma! Se você gostou, não deixe de compartilhar com aquele amigo que pode estar precisando ler também. E não esquece de seguir a Chelso Sports no instagram e facebook para ficar sabendo das novidades em nosso calendário de provas.