Conectando pessoas através do esporte

Você já reparou no que acontece com a sua mente durante um treino ou prova? Você costuma falar consigo mesmo durante uma corrida? E o que essa “voz interna” te diz? Coisas boas, animadoras e motivacionais ou pensamentos negativos, como “acho que hoje não vai dar” ou “não estou conseguindo.”? No post de hoje a psicóloga Larissa Kosoba fala um pouco mais sobre o diálogo interno durante a corrida e te ajuda a entender esse que é um dos grandes desafios de quem corre.

Você sabia que esse diálogo interno pode ser determinante em relação ao seu rendimento durante o treino ou prova? Então, como transformar o diálogo interno negativo e depreciativo e tem algo mais positivo?

Primeiramente, perceba quão alto é essa voz: normal, mais suave ou barulhenta? Então, tome consciência da amplitude desta voz negativa e tente trocar o que ela está dizendo por algo positivo! Repita sempre que perceber diálogos negativos surgindo em sua mente, como por exemplo o “acho que não vai dar”, e troque por “vou manter o meu melhor só mais um pouco”, pois assim você troca o “eu não consigo” por algo mais acessível à sua mente.

Foto: Maratona de Revezamento JP 2019

Procure reduzir ou ajustar sempre que perceber estes pensamentos negativos chegando. Mude a maneira como fala consigo mesmo porque isso tem um efeito mais favorável e calmante. Não use expressões consigo mesmo como “você não consegue”,  “não dá…”, “não tenho corpo/fôlego pra isso”, entre outros pensamentos depreciativos, pois o seu cérebro acredita em tudo que você diz pra ele, e quando você fica dizendo estas coisas, em breve você “se acostumará” com estas afirmações e acreditará que realmente você não consegue.

Uma dica de ouro

Tente antes dos seus treinos ou provas usar palavras chave para que o seu cérebro acreditar que você é capaz de realizar aquilo que você quer, por exemplo:

– vou fazer o meu melhor!

– eu consigo!

– Você é mais forte do que imagina!

– você treinou muito pra isso!

Dessa forma, antes mesmo de começar a treinar o seu cérebro já está te dando ânimo para que você realize o seu objetivo da melhor forma possível. Claro, vale lembrar que o cérebro também não faz mágica, como te fazer bater o seu RP só de pensar nisso, você precisa fazer a sua parte no dia a dia, treinando para alcançar esse objetivo!

Acredite, se você conseguir diminuir os seus pensamentos negativos e depreciativos, você já começa o seu treino com maior potencial de se superar. E fazendo um pouquinho dia após dia, você pode chegar tão longe quanto você sonha! Pensa nisso!

Agora conta pra gente, como anda o seu diálogo interno durante a corrida? Você usa alguma frase de motivação ao longo dos treinos?

Curtiu esse conteúdo? Então continue por aqui em nosso Blog que tem muito mais! Acesse a seção de Treinos e bora se motivar a correr!

Compartilhe
Larissa Kosoba

Larissa Kosoba é Psicóloga especializada em Psicologia Esportiva, corredora amadora há 6 anos e ultramaratonista! Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X