A corrida de rua virou febre entre ex-jogadores de futebol. Seja como terapia, como forma de estar mais perto da esposa, como desafio pessoal, ou por qualquer outro motivo, cada vez mais ex-profissionais da bola optam por se aventurar em corrida de 10km, maratona ou até em Ironman.
Nomes consagrados como o do pentacampeão do mundo Kaká e os campeões da Champions League Arjen Robben e Diego Ribas estão entre os adeptos das corridas de longa distância.
Ex-jogador de Atlético-MG, Corinthians e Fluminense, entre outros, Rafael Moura não só virou adepto da corrida como também foi além: o He-Man disputa o Ironman, uma das competições de triatlo mais desafiadoras que existem.
Com 42 anos recém-completados, Rafael Moura disputou em junho, em Florianópolis, o Ironman Brasil. O ex-jogador percorreu 3,8 km de natação, 42,195 km de corrida e 180 km de ciclismo.
Multicampeão com o Flamengo em 2019, Diego Ribas se aposentou dos gramados em 2022, ainda como jogador do clube carioca, e passou logo em seguida a conciliar os seus afazeres fora dos gramados com os treinos para as corridas de longa distância. Diego já completou as Meias Maratonas de Mendoza e do Rio de Janeiro, entre outras provas.
Craque histórico da seleção brasileira e do São Paulo, Kaká se aposentou no final de 2017. Pouco tempo depois, ele trocou os gramados pelas ruas, incentivado pela esposa, Carol Dias, que também é corredora.
Em 2022, Kaká completou pela primeira vez a Maratona de Berlim, uma das maiores do mundo. Ele fez o percurso em 3h38min, o que é um tempo bem abaixo da média dos corredores iniciantes (geralmente completam em mais de quatro horas).
O ex-atacante André Felipe, conhecido como André Balada, se aposentou oficialmente dos gramados em 2024 aos 34 anos.
Desde então, além de ter se tornado um executivo de futebol (é o presidente do Cabofriense), André intensificou os treinos para correr em longa distância.
Em junho deste ano, André correu a Meia Maratona do Rio de Janeiro, e completou os 21 km em 1h44min, o que dá uma média de 4min56s por quilômetro.
A corrida de rua não virou tendência apenas entre os ex-jogadores brasileiros. Alguns craques internacionais viraram adeptos de corridas de longa distância.
Arjen Robben, ex-Bayern de Munique e seleção neerlandesa, e Nicolas Anelka, um dos maiores jogadores da história do Arsenal (e da seleção francesa), também estão entre os adeptos das corridas de rua.
Fonte de informações e foto: www.olympics.com