Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei confirmaram o favoritismo e venceram neste domingo, noite de sábado no Brasil, a Maratona de Tóquio. Primeira Major do ano, a prova japonesa reuniu quase 25 mil corredores e teve os atuais recordistas mundiais como protagonistas do evento. Como previsto, ambos estabeleceram novas recordes de percurso com desempenhos extraordinárias em solo oriental.
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei vencem em Tóquio
Em sua estreia na Maratona de Tóquio, Eliud Kipchoge teve uma performance avassaladora. Correndo muito forte desde o início, o bicampeão olímpico completou o percurso de 42.195 metros em 2h02m40s, novo recorde de prova e quarta melhor marca da história em maratonas.
Recordista mundial com 2h01m39s, Kipchoge possuí agora três das quatro melhores marcas de todos os tempos. Somado a isso, o queniano conquistou mais uma vitória em Majors. Kipchoge conta com vitórias nas provas de Chicago (EUA), Londres (ING) e Berlim (ALE), além de Tóquio. Para completar título em todas as Majors falta ao queniano as conquistas em Boston e Nova York, ambas nos Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
“Eu disse que queria correr forte no Japão e consegui, tanto que fiz o recorde de percurso. Estou muito feliz por ter vencido outra grande maratona”, disse o queniano logo após a vitória.
O pódio em Tóquio, na elite masculina, foi completado pelo também queniano Amos Kipruto, com 2h03m13s, e pelo etíope Tamirat Tola, terceiro colocado com 2h04m14s.
Brigid Kosgei vence com terceira melhor marca da história
Assim como na prova masculina, Brigid Kosgei chegou ao Japão como grande favorita. A queniana também fez sua estreia na Maratona de Tóquio e não decepcionou. Com 2h16m02s, Brigid estabeleceu o recorde de prova e cravou a terceira melhor marca de todos os tempos em maratonas.
Ver essa foto no Instagram
A recordista mundial fez o que se esperava dela e dominou a competição do começo ao fim, provando ser o grande nome da distância na atualidade. Ashete Bekere, da Etiópia, veio em segundo com 2h17m58s e Gotytom Gebreslase, também etíope, fechou o pódio com 2h18m18s.
“Estou muito feliz por ter vencido a prova com novo recorde de percurso. Meu objetivo era correr rápido e eu consegui”, declarou a campeã.
A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.
Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.