Lombalgias e o Ciclismo! Fala galera, eu sou o João Carlos, fisioterapeuta e vim dar uma dica muito importante para as pessoas que gostam de pedalar curtas e longas distâncias. Algo que é muito importante, mas que às vezes pode não ser levado em consideração no momento da prática da atividade.
Se você pratica ciclismo, saiba que a fisioterapia pode ser sua grande aliada na melhora dos desempenhos!
Os exercícios de alta intensidade exigem bastante dos sistemas musculares e articulares, e umas das queixas principais dos atletas dessa modalidade são as dores na região lombar.
Trata-se de uma disfunção comum entre ciclistas, geralmente resultante de problemas no sistema musculoesquelético, especialmente na coluna vertebral, incluindo as vértebras, discos, músculos e ligamentos que dão sustentação.
Ver essa foto no Instagram
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Lombalgias e o Ciclismo
No ciclismo, músculos das pernas, abdômen e da região lombar são intensamente exigidos para a atividade podendo sobrecarregar em algum momento e não suportar a carga de volume e intensidade de treinos, principalmente os de longa duração resultando em disfunções. Estudos recentes mostram que a pressão intra discal pode chegar a até três vezes o peso corporal do indivíduo durante a pedalada, predispondo a lesões comuns como protrusões, hérnias e fissuras de disco, que, muitas vezes levam meses ou anos para a resolução e, em algumas vezes exigem tratamento cirúrgico.
Além de ter uma bike ideal, a realização do ajuste de forma adequada é importante para minimizar ou até mesmo excluir o efeito do posicionamento inadequado na bicicleta. Durante a realização da pratica dessa modalidade existem pontos importantes a serem ajustados.
- Ter uma bicicleta com dimensões que se ajustam bem ao ciclista é importante por proporcionar conforto e ajudar a prevenir lesões musculo-tendíneas.
- Ajustes na inclinação do selim (deve estar na altura do quadril do atleta, medido em posição ortostática).
- Ajustes de pedais e guidão.
- Roupas confortáveis, hidratação e um bom preparo físico devem ser levados em consideração.
Que a prática de atividade física traz diversos benefícios para a saúde não é novidade para ninguém e quando associado à fisioterapia é um poderoso aliado para prevenção e tratamento de dores.
Com diversas vertentes dentro da área da saúde, a fisioterapia aborda avaliar, tratar e prevenir, sempre em busca de qualidade de vida. Além disso, o fisioterapeuta pode auxiliar a diminuir a incidência de lesões musculoesqueléticas.
Siga a Chelso
A Chelso Sports está presente no YouTube! Por isso, convidamos você a se inscrever em nosso canal, deixar seus comentários e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes. Recentemente, ultrapassamos a marca de 3 mil inscritos e, como nossa nova meta é chegar aos 4 mil, não deixe de acompanhar nossos vídeos exclusivos.
Além disso, não para por aí! Se você quer ter acesso a todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamento, é só seguir a Chelso Sports no Instagram. Fique por dentro de curiosidades e novidades sobre os esportes outdoor. Então, não perca tempo e nos acompanhe agora mesmo nas redes sociais!