PIRACICABA, SP – No próximo domingo, dia 3 de maio de 2026, Piracicaba recebe a sua primeira Maratona oficial. O evento, que tem largada prevista para às 5h, no Estádio Municipal “Barão da Serra Negra”, transforma as principais vias da cidade em um grande circuito esportivo.
Para que a população possa se programar com antecedência, evitar congestionamentos e utilizar rotas alternativas, a organização da prova, em conjunto com os órgãos de trânsito do município, divulgou a grade completa de interdições.
O esquema foi planejado para minimizar o impacto na rotina dos moradores. Os fechamentos ocorrem de forma escalonada: as vias são bloqueadas apenas momentos antes da passagem do primeiro pelotão e liberadas imediatamente após o último corredor cruzar o trecho.
Abaixo, detalhamos o mapa do trânsito para o domingo de manhã, dividido entre interdições totais e pontos de “Pare e Siga”.

Vias com Interdição Total (Fechamento Completo)
Nestas vias, o tráfego de veículos será totalmente interrompido durante a janela de horário indicada. A recomendação é evitar a região ou utilizar rotas alternativas.
Avenida Independência (trecho entre o Estádio Municipal “Barão da Serra Negra” e a Avenida Pádua Dias — apenas o sentido bairro/centro) Bloqueio das 5h às 5h21 — duração aproximada de 21 minutos.
Avenida Renato Wagner Bloqueio no sábado, a partir das 13h e liberação no domingo às 7h20.
Avenida Armando Salles de Oliveira x Tiradentes Bloqueio das 5h58 às 7h43.
Avenida Armando Salles de Oliveira x Saldanha Marinho Bloqueio das 5h59 às 7h41.
Avenida Beira Rio Bloqueio a partir das 5h59, com liberação prevista após as 8h, quando o pelotão da primeira volta passar. Atenção: mesmo após a liberação da via, as vagas de estacionamento beirando o rio permanecem proibidas até as 11h.
Avenida Alidor Pecorari (Chegada da prova) Bloqueio a partir das 2h, com previsão de liberação às 11h20.
Estrada do Bongue (apenas no sentido centro/bairro) Bloqueio das 6h19 às 9h18 — duração aproximada de 3 horas.
Avenida Cruzeiro do Sul Bloqueio das 6h43 às 10h19. Staffs, motos e bikers estão posicionados ao longo da via para orientar o acesso local dos moradores.
Avenida Paulista (trecho entre a Avenida Cruzeiro do Sul e a Rua das Margaridas) Bloqueio das 7h01 às 10h28. Staffs, motos e bikers estarão posicionados para orientar o acesso local. No restante da Avenida Paulista, o fluxo será compartilhado com os atletas, sem interferência no andamento do trânsito.
Tecnologia a favor do motorista: Todo o planejamento de interdições da Maratona de Piracicaba foi previamente cadastrado nas plataformas Waze e Google Maps.
Isso significa que, ao traçar sua rota em qualquer um desses aplicativos no dia da prova, o próprio sistema já identifica automaticamente as vias bloqueadas e sugere caminhos alternativos em tempo real.
A dica é simples: antes de sair de casa, abra o aplicativo de navegação e siga a rota indicada ele fará o desvio por você.
Cruzamentos com Operação “Pare e Siga”
Nesses pontos, o trânsito não será totalmente bloqueado, mas vai operar no sistema de “Pare e Siga”, controlado por agentes de trânsito e equipe da prova. Os motoristas podem cruzar a via nos intervalos entre os pelotões de corredores, mas devem esperar lentidão.
Avenida Centenário x Avenida Renato Wagner Pare e Siga das 5h34 às 6h25
Avenida Armando Salles de Oliveira x Renato Wagner Pare e Siga das 5h56 às 7h14
Avenida Beira Rio (Trecho Pare e Siga) Pare e Siga das 6h05 às 7h47
Ponte do Morato Pare e Siga das 6h17 às 10h38
Avenida Paulista x Maçons Pare e Siga das 7h02 às 10h24

Dicas Práticas para o Motorista
Madrugada Livre: A largada acontece às 5h. Quem precisar se deslocar antes desse horário não enfrenta problemas. A Avenida Independência, por exemplo, primeira via a ser fechada, será totalmente liberada logo às 5h21.
Atenção à Região da Beira Rio: O trecho da Avenida Beira Rio e da Alidor Pecorari (onde ocorrerá a chegada da prova) tem a interdição mais longa do dia, das 5h59 até por volta das 11h20. Quem precisar acessar a região da Rua do Porto no final da manhã deve buscar ruas internas do bairro.
Paciência nos Cruzamentos: Se o seu trajeto inclui a Avenida Armando Salles de Oliveira entre 5h50 e 7h45, espere lentidão devido ao sistema de Pare e Siga nos cruzamentos com a Renato Wagner, Tiradentes e Saldanha Marinho.
Bongue e Paulista: Moradores e frequentadores da região do Bongue e da Avenida Paulista devem se programar para sair antes das 6h15 ou após as 10h30 para evitar os bloqueios.

IMPORTANTE:
A Maratona de Piracicaba é um evento que fomenta o turismo, a saúde e a economia local. A organização agradece a compreensão da população e convida todos os moradores a irem para as calçadas torcer e incentivar os atletas que desafiarão seus limites nas ruas da cidade.
Para mais informações sobre o evento e a programação completa, acesse o site oficial da Chelso Sports: www.chelso.com.br ou acompanhe as redes sociais da prova: https://www.maratonadepiracicaba.com.br.
Sobre a Chelso Sports: Com sede em Piracicaba, a Chelso Sports é uma das principais empresas de organização e gestão de eventos esportivos do Brasil. Especializada em corridas de rua, triathlon e projetos outdoor, a empresa alia excelência técnica a experiências memoráveis, movimentando milhares de atletas e fomentando o turismo nas cidades onde atua.
Sobre a Sicoob Cocre: A Sicoob Cocre é uma instituição financeira cooperativa com mais de 30 mil cooperados, reconhecida pelo incentivo à saúde física e mental e pelo compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Informações gerais da Maratona de Piracicaba
Data: 02 de maio de 2026
Concentração: a partir das 5h40.
Largada 10 km às 6h40 e às 7h para os 5 km: Parque da Rua do Porto
Data: 03 de maio de 2026
Concentração: a partir das 4h.
Largada Elite e Geral 21 km e 42 km, às 5h: Estádio Municipal “Barão da Serra Negra”
Chegada: provas 21 km e 42 km, no Parque da Rua do Porto, na avenida Alidor Pecorari (frente aos pedalinhos).
Observação: Todos os atletas de 21 km e 42 km devem estar com atestado médico atualizado.
Inscrições abertas: https://www.maratonadepiracicaba.com.br/a partir dos 14 anos (5 km), 16 anos (10 km), 18 anos (21 km) e 20 anos (42 km).
Premiação em dinheiro: Aos cinco primeiros colocados na Elite dos 42 km (masculino e feminino)
Retirada dos kits:
Dia 30 de abril (quinta-feira), da 11h às 20h;
Dia 01 de maio (sexta-feira), 11h às 20h;
Dia 02 de maio (sábado), 10h às 15h.
Local: Sicoob Cocre Matriz
Endereço: Avenida Cássio Pascoal Padovani, 184, Morumbi – Piracicaba/SP
Assessoria de Imprensa Chelso Sports
Jornalista Edilson Rodrigues de Morais, Mtb 26.319
(19) 99706.1570 – www.chelso.com.br
