Quanto de exercício faz bem para minha saúde? Essa é uma pergunta muito frequente. Sabemos que a inatividade física é fator de risco para inúmeras doenças (por exemplo pressão alta e diabetes), sendo que mesmo quando não há nenhuma outra doença, a inatividade física se transforma na doença sedentarismo.
Por outro lado, o indivíduo não sedentário, que realiza suas atividades físicas de forma regular e obtém um melhor condicionamento físico, diminui muitos riscos de doenças diferentes e diminui a mortalidade por independentemente da causa.
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Quanto de exercício faz bem para minha saúde?
Sabendo então que devemos nos manter ativos, o quanto devemos fazer de exercícios para sair do sedentarismo? Segundo a Organização Mundial de Saude (OMS), a American Heart Assossiation (AHA), a American College of Sports Medicine (ACSM) e o Center of Disease Control (CDC) a recomendação é a prática semanal de pelo menos 150 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada, somados a pelo menos 2 sessões de treinos de força realizados em dias não consecutivos.
E essa é uma informação que serve como ponto de partida, sendo que ao aumentarmos a duração semanal de 150 para 300 minutos (fazer 60 minutos por dia ao invés de 30 minutos), os estudos apontam para maior benefício para nossa saúde. Da mesma forma, podemos aumentar a intensidade das atividades físicas, sendo que para atividades intensas a recomendação é a prática de 75 a 150 minutos semanais. E claro, podemos combinar ambas.
Ver essa foto no Instagram
Os treinos de força podem ser feitos mais vezes por semana, na tentativa de evitar que treinos de muito intenso forcem os mesmos grupos musculares em dias consecutivos.
No entanto, pesar de todas essas recomendações, vale salientar que a intensidade de um treino varia muito de pessoa para pessoa, sendo sempre importante que cada um respeite seus próprios limites. Pensando naqueles que procuram sair do sedentarismo, não é fácil iniciar as atividades já cumprindo todo esse tempo de treino.
Para estes que não estão habituados a realizar nenhum tipo de atividade física, vale a pena começar primeiro procurando alguma atividade que lhe agrade para que seja mais fácil inseri-la no seu dia a dia, e sempre que possível buscar um bom profissional para as orientações mais individualizadas.
Lembrando, mais valem cinco minutos bem feitos de um exercício que você consegue fazer, do que os ideais 30 minutos que você não faz.
Dr. João Pedro Pelluchi é médico Fisiatra, com pós-graduação em Medicina Esportiva e cinco anos trabalhando na área. É Médico da Careclub de Piracicaba.
A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.
Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.