Uma boa parte dos atletas, seja profissional ou amador, já se perguntou o que aconteceria com seu condicionamento se ficasse semanas ou meses sem treinar. Na atual fase em que estamos, essa tem sido uma realidade de muitos, portanto, no post de hoje escrito pela Dra Ana Paula Simões vamos falar sobre como acontece o descondicionamento físico e como evitá-lo.
Na minha época como médica da seleção brasileira de futebol feminino, e também tendo atendido muitos atletas no consultório, percebi que uma semana de ausência de treino, resulta em perdas no condicionamento de atletas. Talvez esse não seja um problema para jogadores de elite, como no basquete e futebol e até mesmo atletas da seleção brasileira, que possuem equipamentos em suas casas e tem suporte financeiro para manutenção esportiva. Já para os atletas amadores e jogadores que ganham um baixo salário e estão em casa durante a quarentena, a ida a uma academia está fora de questão pelo menos por enquanto.
As perguntas que ficam é: o que acontece quando fazemos uma pausa nos treinos? Em quanto tempo parado posso perder o condicionamento?
Existe o termo “use ou perca”, que refere-se a possível perda da adaptação física em períodos de inatividade, ou seja, é preciso que haja estímulo para manter e melhorar as adaptações induzidas pelo treinamento.
Sabemos que é necessário ter constância no treinamento para melhorar o desempenho esportivo. Um exemplo de atleta que posso dar, são os triatletas, que treinam três modalidades para a prova, além do fortalecimento. Quando os triatletas ficam um tempo sem treinar, todo aquele condicionamento conquistado durante meses e anos de treino, acabam sendo perdidos eventualmente. O mais interessante é que esses ganhos durante os anos, são perdidos mais rapidamente do tempo em que foram obtidos!
Como acontece o descondicionamento físico?
O Jornal de Ciência e Medicina do Esporte, publicou um estudo em que comparava o condicionamento de um remador olímpico antes e depois de ter tirado 8 semanas de férias, e obtiveram como conclusão, que ele perdeu parte de seu condicionamento e levou 20 semanas para voltar ao nível anterior.
Em outros artigos, vemos que em até 10 dias, há uma perda de resistência do atleta e possivelmente aumento de gordura corporal. Entre 4 semanas a 6 semanas sem treinamento, há uma perda de 10% de força e potência muscular. Já se a pausa ultrapassar 6 semanas, há uma perda estimada de 6% da resistência do atleta, mais conhecido como “fôlego”.
O que devo fazer?
A perda de força é menor do que a perda de resistência em um período de tempo, e para tentar dificultar esse descondicionamento físico, podemos fazer exercícios de força e fortalecimento em casa mesmo, para minimizar essa perda! Assim ela se torna a menor possível!
Inclusive, aqui em nosso blog temos diversos posts com sugestões de treinos de fortalecimento que você pode fazer sem sair de casa! Basta acessar ESSA SEÇÃO em nosso blog.
Agora conta pra gente, você já sentiu que teve um descondicionamento físico por ficar sem treinar por muito tempo? Como foi sua recuperação? Deixa aqui nos comentários!
Texto: Dra. Ana Paula Simões Ferreira (Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia) e Ana Paula Vieira de Oliveira (Acadêmica de Medicina)