Você já sentiu vontade de parar durante um treino? Seja de corrida, pedal? E o que você fez? Parou? Caminhou? Desistiu do treino? Nesse post escrito pela psicóloga Larissa Kosoba trazemos algumas dicas sobre como lidar com a vontade de parar de correr durante a corrida.
Esta vontade parar é muito comum, principalmente em treinos onde você está forçando muito o ritmo, ou fazendo um treino mais longo, ou simplesmente porque naquele dia você não quer treinar mesmo. Mas o que fazer quando esta vontade aparece durante o seu treino?
A primeira coisa é você analisar qual o seu objetivo com aquele treino, por exemplo: uma prova importante está chegando e você quer muito performar nela, então o treino é importante, qual o sua meta? Mas se o seu objetivo é apenas se manter ativo durante a pandemia, pro exemplo, então não teria motivo para uma cobrança tão grande no treino.
Outras coisas que podem ser feitas:
– Diminuir o ritmo, pois assim você não para, mas se recupera.
– Criar metas no caminho para se manter correndo, como por exemplo: “vou correr até aquela placa” ou “vou correr mais 3 postes”, pois assim você tira o foco na vontade de parar. Chegando na sua meta (o poste, por exemplo) você analisa o seu cansaço, e então coloque como meta correr mais um ou dois postes.
– Às vezes será preciso parar de correr, mas se for andar durante treino, defina previamente por quanto tempo ou distância você irá descansar. Caminhe por 200m, ou se você não usa relógio, serve as marcações da rua, novamente como os postes e placas. Não defina tempos muito longos de caminhada, para que não desanime do treino.
– Analise se o motivo para você querer parar não está relacionado a uma dor física, pois se tiver, parar pode ser uma saída inteligente.
Neste período de pandemia em que vivemos fez com que muitos de nós parássemos de treinar, ou pelo menos, diminuir bem o ritmo de treinos, então a vontade de parar pode ser constante no retorno, por estar acima do peso, ou sem uma rotina de treinos, ou tendo que correr sem os seus amigos.
Vá correr (ou pedalar) sem cobranças, tanto o seu corpo como a sua mente precisam de algum tempo para a readaptação! Não se cobre demais!
Curtiu o post? Então compartilha com aquele amigo corredor que também precisa ler essas dicas! Para mais motivação, acesse ESSA SEÇÃO em nosso blog!