Entre correr na esteira ou na rua, você sabe qual é a melhor opção? Essas duas atividades físicas trazem ótimos benefícios para a saúde. No entanto, é preciso analisar a sua adaptação a cada uma delas para garantir melhores resultados.
Cada pessoa tem um treino adequado para o seu perfil, rotina, tempo disponível e motivação. Portanto, se você deseja escolher uma atividade que gere melhores resultados, é preciso entender mais detalhes sobre as vantagens de cada uma.
Neste post, descubra o que difere os dois modelos de corrida em termos de desempenho, impactos, limitações, ritmo, entre outros aspectos. Boa leitura.
As diferenças entre correr na esteira ou na rua
Normalmente, os iniciantes começam praticando a corrida na esteira, pois o aparelho ajuda a desenvolver a coordenação motora. A esteira também faz com que o indivíduo ganhe mais ritmo e condicionamento físico.
Entretanto, algumas pessoas tendem a ficar entediadas com esse tipo de treino e optam pela corrida na rua ou em outros lugares. A escolha, portanto, dependerá das necessidades de cada indivíduo.
Os benefícios de correr na esteira
Um dos pontos principais que difere essas duas práticas é a questão do ritmo. Na esteira, é mais fácil de controlá-lo, uma vez que a velocidade pode ser programada no próprio aparelho. Além disso, ao praticar essa atividade, o atleta consegue evitar curvas, buracos, degraus e outros obstáculos que são comuns ao treino na rua.
Outro ponto positivo da esteira é que nela você pode planejar o seu exercício e controlar as inclinações e a distância que deseja percorrer. De acordo com um estudo, aumentar a inclinação do aparelho em 1% se equipara ao esforço que você faz quando corre na rua.
Esse treino também faz com que o atleta não se preocupe com as alterações climáticas, com os carros e diversos fatores que poderiam atrapalhar o seu desempenho.
A corrida na esteira, portanto, é uma excelente forma de as pessoas ficarem mais atentas às suas técnicas na hora de treinar. Ela permite analisar melhor a pisada, o quadril, a postura, os movimentos dos braços e a respiração. Além disso, ela proporciona uma melhor absorção do impacto, o que significa um amortecimento um pouco maior do que pisar no asfalto ou na terra.
Geralmente, essa é uma ótima opção para as pessoas que estão voltando a praticar um exercício devido a uma lesão ou pessoas que realizam muitos treinos e precisam poupar o impacto nas articulações.
Uma diferença entre correr na esteira ou na rua é que, na segunda, o corredor pode acabar “saltando” demais — o que aumenta a oscilação vertical e gasta mais energia sem necessidade. Além disso, as pessoas que buscam um melhor desempenho podem se beneficiar dos treinos intervalados na esteira.
As vantagens de correr na rua
Em contrapartida, correr ao ar livre tem uma grande diferença em relação à experiência da esteira, que é o fato de o corredor ser impactado por diversos estímulos sensoriais. Alguns exemplos são o cheiro da rua, da mata, o som ao redor, a temperatura, o sol, além de outros fatores. Essas características apresentam vantagens para aqueles que preferem uma atividade mais dinâmica, já que a esteira, por exemplo, pode ser mais monótona.
Além disso, quando uma pessoa corre na rua, há uma força que atua sobre ela, isto é, a resistência do ar. Isso faz com que o gasto calórico dessa atividade seja muito maior devido ao esforço exigido ao se locomover. Além disso, esse exercício também aumenta o trabalho muscular, fortalecendo mais os glúteos, coxas e panturrilhas.
Outro benefício de correr na rua é a possibilidade de estar acompanhado de amigos ou familiares. Às vezes, isso não acontece ao praticar corrida na esteira, já que os aparelhos podem estar ocupados e impedir outra pessoa de treinar ao seu lado.
Os atletas que desejam participar de provas de corrida de rua devem reconhecer a relevância do treino ao ar livre. Esse tipo de ambiente possibilita uma melhor adequação às condições climáticas e ajuda a aperfeiçoar a velocidade do treino. Dessa forma, é possível melhorar o ritmo.
Por fim, outra vantagem dessa opção é o equilíbrio da temperatura corporal. Ao correr ao ar livre, o vento dissipa o calor do corpo, o que melhora também a evaporação do suor. Esse processo ajuda a retardar a fadiga corporal. Essa é a razão para as pessoas terminarem o exercício na esteira suando mais do que aquelas que correm na rua.
A escolha da melhor opção
Antes iniciar uma das duas atividades físicas, tenha em mente a importância de beber muita água, seja qual for a sua escolha. Aliás, é preciso ter bastante cuidado para não desidratar ao correr na esteira, uma vez que em um ambiente mais fechado há um aumento significativo da temperatura corporal.
Diante das diferenças apresentadas entre os dois exercícios, é possível observar muitas vantagens em cada um deles. Tudo dependerá das suas necessidades. Se você é uma pessoa que gosta de controlar o ritmo, a intensidade, o impacto e prefere evitar obstáculos no caminho, a esteira é a melhor opção. No entanto, aqueles que gostam de um ambiente ventilado, dinâmico e que ajuda a queimar mais calorias com a resistência do ar podem optar pela corrida ao ar livre.
Agora que você conhece cada detalhe dos benefícios de correr na esteira ou na rua, fica mais simples perceber as diferenças e decidir qual atividade é a melhor para você. Portanto, analise qual das duas modalidades atende melhor às suas necessidades e opte por aquele exercício que você praticará com mais motivação e conseguirá obter resultados satisfatórios.
Confira o vídeo que fizemos sobre o assunto:
Se você gostou deste conteúdo e quer ler mais informações como as que mostramos aqui, não deixe de nos seguir no Instagram! Por lá, você receberá dicas de treinos, saúde, além de notícias sobre o mundo dos esportes e nosso calendário de provas.