Para cada modalidade esportiva, além do treinamento específico, existem possíveis intervenções que podem ser feitas com o objetivo de minimizar eventual desgaste físico ocasionado pela prática esportiva e por treinos sistematizados. Estimular a propriocepção é uma delas. Nesse post escrito pelo Educador Físico Urys Guilherme te contamos a importância do treino proprioceptivo na rotina dos atletas.
A propriocepção é uma ação neuromuscular importante, considerada uma subcategoria do que podemos chamar de somato sensação. É um sentido de posicionamento e movimento e tem início no sistema nervoso periférico (SNP) que envia informações para o sistema nervoso central (SNC). Simplificando, podemos dizer que é uma capacidade sensorial básica de rápida mudança de posição, atuando como uma espécie de sexto sentido, que prepara e prevê os movimentos. A propriocepção, portanto, é um loop contínuo de feedforward e feedback entre os receptores sensoriais em todo o corpo e no sistema nervoso. Quando não treinada, pode resultar em futuras lesões, mas, se estimulada, traz benefícios.
Já se sabe que esportes que solicitam uma ação involuntária rápida, seja de direção ou posicionamento, oferecem um maior risco de lesões. O corredor, por exemplo, enfrenta diversos fatores que podem submetê-lo a uma alta exposição, como terreno irregular ou baixo conhecimento geográfico de onde está correndo, ou desequilíbrio na aterrissagem. Portanto, treinar a propriocepção e estar preparado para rápidas mudanças de posição é uma das formas de investir na prevenção de lesões e estabelecer um padrão correto de movimento na corrida.
Se o atleta for acometido por condições médicas que afetem seu sistema neuromuscular (músculos, nervos e cerebelo, SNC), a exemplo de cirurgias nas articulações de ação motora principal, sua capacidade proprioceptiva pode ser amplamente prejudicada. Todavia, excluindo-se alguns casos de perda permanente, é totalmente possível, com o tempo, reverter a perda, de modo que o treino da capacidade proprioceptiva é um caminho também para o tratamento de lesões.
Exemplos de treino proprioceptivo
Abaixo, seguem alguns exercícios para desenvolver esse potencial e agregar na sua performance e segurança esportiva, todos devem ser feitos com orientação de um profissional de educação física e a quantidade de séries e repetições também devem ser orientada de acordo com cada atleta:
1) Agachamento unipodal
2) Afundo com degrau
3) Stiff unipodal
4) Prancha dinâmica
5) Flexão fechada
Observação: O disco de equilíbrio é opcional e ajuda a potencializar os efeitos do treinamento.
Você já fez um treino proprioceptivo? Sabia da sua importância? Em caso de dúvidas, peça orientações para um profissional de educação física que ele será a pessoa mais indicada para te ajudar!
+ Quer mais dicas sobre treino e fortalecimento? Acesse esse link.