Como ter uma vida saudável e deixar o sedentarismo para trás. Esse é o tema do artigo desta semana, publicado especialmente no Blog da Cheslo e assinado pela Dra. Ana Paula Simões em parceria com a aluna Luciana Fontes. Confira!
Embora sedentarismo seja para a maioria da população visto como a falta de atividade física, ele é definido como a pessoa que não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas e/ou ocupacionais que é o que o adulto costuma consumir por dia.
A última Wolf Series do ano, prova de Charqueada entra na reta final de inscrições
Como ter uma vida saudável
O avanço da tecnologia, apesar de trazer muitos benefícios para o nosso dia a dia, deixa-nos mais acomodados. As muitas horas sentados durante o trabalho ou estudo, o estresse do dia a dia corrido, a facilidade de pedir comida em aplicativos colaboram para nos tornarmos menos ativos e mais acomodados. Isso leva as pessoas questionarem por qual razão seria importante fazer esportes?
Porém, o sedentarismo é uma doença e existem evidências cientificas de que pessoas ativas têm menor risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, e até alguns tipos de câncer, depressão e demência. Além de dar mais disposição, melhora a mobilidade articular, alongamento e flexibilidade. A cada ano que passa, nossas fibras musculares atrofiam e dão lugar a gordura e isso além de predispor doenças, deixa-nos com menos disposição. Atividades simples como subir uma escada, pegar algum objeto no chão fica cada vez mais difícil para quem não pratica esporte.
Qual a importância de treinar com um profissional de Educação Física?
Por onde começar?
Pode começar com uma simples caminhada de 20-30 minutos diariamente. Durante a pandemia a OMS ajustou de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada. O tempo e a intensidade do exercício devem ser adequados a cada perfil e de preferência prescritos e acompanhados por profissionais da educação física e da saúde.
Praticar esporte faz bem para a mente, melhora o humor, a concentração, a qualidade de sono, nos ajudar a ter energia e permanecer saudável.
Confira nosso calendário de provas presenciais
Sempre é tempo de começar. Não dê a velha desculpa: “eu não tenho tempo”. Coloque seu tênis e liga no piloto automático. Só vai! Com o tempo o esporte se torna um hábito, um momento do seu dia que você se dedica a sua saúde e felicidade.
E não se esqueça: faça o esporte de SUA preferência e se possível com a orientação e acompanhamento de um profissional de saúde!
Ana Paula Simões / CRM- 108667 Professora instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo e Luciana Fontes – acadêmica de medicina