Olá, pessoal mais querido! Espero que estejam todos extremamente bem! O assunto de hoje agrada gregos e troianos, e segue como busca número um nas pesquisas do nosso querido Google: COMO EMAGRECER CORRENDO!
Primeiramente vamos rebobinar a fita um pouco (muito “cringe” né?), e lembrar que emagrecimento é resultado da redução do percentual de gordura e manutenção e/ou aumento da massa muscular, e NÃO apenas o número na balança. Vamos lembrar também que qualquer atividade pode gerar o emagrecimento desde que você esteja em DÉFICIT CALÓRICO (em breve a nutri explica).
Voltando… A corrida é uma excelente aliada para quem busca emagrecer de forma saudável, pois além de ajudar na redução da gordura ela fortalece o sistema imunológico, cardiorrespiratório, previne Alzheimer, reduz os níveis de colesterol (LDL) e açúcar no sangue, é ótima para saúde dos ossos e articulações. Sem falar nos benefícios para a mente!
+ Já conhece nosso calendário de desafios? Acesse aqui.
Correr para emagrecer
Mas e aí Van, o que é melhor: correr constante ou intervalado? Eu te respondo, meu caro amigo: OS DOIS!
O que vai comandar o seu gasto energético na atividade é a intensidade e quem vai programar isso é ninguém mais do que seu treinador/professor/personal/coach (ou como preferir chamar). Ao unir uma boa periodização com uma alimentação adequada para o objetivo e tipo de treino o resultado é certo!
Minha recomendação como profissional é: use os dois tipos de estímulo! A corrida constante ajuda no ganho de resistência para você poder, também, alcançar distâncias maiores se este for seu objetivo um dia. O treino intervalado é ótimo para quem tem pouco tempo e, de quebra, além de aumentar o gasto ajuda no ganho de velocidade (dica para quem quer diminuir o tempo em alguma distância).
E qual a dica para uma alimentação adequada a estes treinos?
Deixo com vocês minha amiga e parceira Luana Ferreira, nutricionista clínica e esportiva, que vai falar um pouco sobre o planejamento alimentar para o emagrecimento.
Se liga no vídeo que fizemos lá no Youtube da Chelso falando sobre como queimar gordura correndo
Fala NUTRI!
Agora que vocês aprenderam um pouco sobre como a corrida pode te auxiliar no emagrecimento, vamos conversar um pouco sobre alimentação? Primeiramente precisamos entender que, para perder gordura corporal, precisamos estar em déficit calórico.
MAS NUTRI, O QUE É ISSO?
Déficit Calórico significa ingerir menos calorias do que o seu corpo está gastando.
Agora que conhecemos esse conceito, é importante ressaltar que o ajuste do balanço calórico é FUNDAMENTAL e deve considerar TUDO o que você faz! Lembrando que, você NÃO precisa passa fome ok? O ponto é saber quantas calorias diminuir, quais estratégias podem auxiliar para aumentar o seu gasto e claro, uma boa hidratação e descanso adequado também são fundamentais nesse processo.
Leia mais matérias sobre dicas no Blog da Chelso
MAS COMO AUMENTAR O MEU GASTO?
Você pode aumentar o gasto através do exercício físico (como a corrida, que a van explicou muito bem). A corrida, feito de forma planejada e intensa, pode acelerar a perda de peso pois além de aumentar o seu gasto energético, tornará o processo mais fácil e, na minha opinião, também te motiva a cumprir um planejamento alimentar mais saudável.
E COMO FICA ALIMENTAÇÃO PARA TER UM BOM TREINO DE CORRIDA?
Esse assunto gera muitas dúvidas e elas acontecem porque cada organismo pode responder de um jeito. Algumas pessoas se sentem bem não comendo nada antes do treino, algumas pessoas precisam comer alguma coisa, algumas precisam comer 30 minutos antes, algumas precisam comer de 1 a 2 horas antes, um pouco mais distante da atividade, pois se sentem mal.
Por isso a importância do nutricionista, pois não existe receita de bolo! A INDIVIDUALIDADE deve ser respeitada antes de planejar sua alimentação pré treino. E claro, não devemos esquecer que o contexto inteiro da sua alimentação é importante para ter bons resultados e não apenas a refeição antes do exercício.
Dicas para evitar lesões durante longões
Correr para emagrecer: vamos para algumas dicas!
30 minutos antes do treino: 1 copo de suco de uva integral
Banana + mel
Pão de forma + doce de leite
1h e meia/2 horas antes do treino: Crepioca
Panqueca de banana
Iogurte + fruta + aveia
Prato completo: Arroz, Frango, Salada e Legumes
Treina logo cedo? Você pode ir em jejum e considerar a última refeição como pré treino.
Lembrando que somente um nutricionista para determinar as quantidades ideais de cada alimento. Faça testes e veja qual estratégia se encaixa melhor a você.
Anotaram tudinho? Então agora é a hora de chamar seu treinador (ou começar com um/uma) para alinhar seu treino conforme o objetivo e não esqueça de marcar uma consulta com um Nutricionista também!
Let’s run, e de quebra bye bye quilinhos extras!