Para quem deseja se movimentar sempre, o lema é se movimentar melhor! Pra isso, separamos algumas dicas de postura na corrida escritas pelo fisioterapeuta Lucas Piveta, que podem lhe ajudar a desenvolver uma boa mecânica, garantindo um movimento mais próximo do saudável e eficiente, são dicas para correr melhor!
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o objetivo da corrida para compreender as dicas propostas. Em resumo, é se deslocar a frente – somente pra frente – com propulsão alternada dos pés empurrando o chão para trás, mantendo um bom alinhamento vertical do corpo. Se o corpo oscila pra cima, pra baixo e/ou para os lados, estamos perdendo energia.
Dicas para correr melhor
1) O mantra da reeducação funcional é o “CRESCE!”, pense num boneco de marionete que tem sempre alguém lhe puxando pra cima pra manter a sustentação do boneco, assim deve ser com você! Cresça o corpo todo num sentido vertical. Cuidado pra não levar o tronco pra trás;
2) Pendule o corpo todo pra frente, como se fosse cair. Essa é a intenção do corpo todo de se deslocar a frente – que é o objetivo da corrida, melhorando de forma significativa a propulsão e onde o pé irá cair ao tocar no solo;
3) Dê passos curtos e frequentes. Os passos devem sempre cair logo abaixo do corpo, nunca à frente, isso garante uma melhor sustentação e uma ação de conseguir se deslocar mais pra frente. Ao contrário, o pé caindo à frente do corpo pode gerar um freio, seguido de um agachamento após receber boa parte do peso na perna de apoio.
4) Empurre o chão só pra trás com os pés. Sabendo que o único segmento do nosso corpo que está em contato com o ambiente são os pés, devemos guiar por eles todo o movimento. Se os mesmos não empurrar o chão pra trás, a estratégia compensatória seria jogar o pé a frente do corpo. No entanto, esta não é tão eficiente pra se deslocar a frente.
5) Deixe os braços sempre perto do corpo e relaxados, eles irão acompanhar o movimento de propulsões alternadas dos pés de forma sincronizada, fazendo um contrabalanço do peso. Braços muito distantes do corpo ou com movimentos largos podem balançar mais o tronco.
6) Não eleve os joelhos durante a passada, o ato de correr não exige desse movimento. Pense somente em empurrar o chão pra trás e não realize outra ação voluntária que possa estimular o contrário da dica 4.
7) Piso com o calcanhar ou com a ponta dos pés? O mais importante é conseguir manter todas essas dicas e uma boa postura, que naturalmente o pé cairá próximo ao corpo – que é mais importante do que a forma que o pé entra no chão. Dependendo da velocidade da corrida, o pé cairá de uma forma. Por exemplo, corridas mais rápidas o pé entrará mais com antepé, como no caso de velocistas ou fundistas que correm muito forte. Ao contrário, corridas mais lentas o pé será aterrissado como um todo tracionando o chão pra trás;
8) Passe rápido pelo chão, como se o mesmo estivesse quente e fosse queimar os pés. Isso garante um tempo de contato reduzido, favorecendo a economia de energia e ajudando na frequência da passada, ao qual devemos dar em torno de 180 passos por minuto (cadência);
Essas são dicas que podem ajudar muito na economia de energia e até mesmo na segurança ao executar o esporte. Lembrando que não substitui o processo da Reeducação Funcional da Corrida, que consiste em exercícios mais elaborados de controle motor que envolvem a demanda da corrida em prol da melhora do gesto esportivo, com caráter preventivo ou até mesmo fazendo parte de um tratamento para dores que estejam associadas a corrida.
Gostou das dicas para correr melhor? Conta para a gente aqui nos comentários se ela vai te ajudar também! E não esquece de compartilhar com um amigo corredor!
Quer mais conteúdo relacionado à treinos e saúde do corredor? Acesse ESSA SEÇÃO do nosso blog